Dell Inspiron 15 Special Edition. Boa compra?

Caros leitores,

Hoje falaremos de um recente aquisição que fiz de um notebook para facilitar meu dia a dia no trabalho e nos estudos.

Trata-se do novo notebook Inspiron da Dell de 15 polegadas, agora com a 6ª geração de processadores da Intel e câmera Real Sense 3D.

Tenho utilizado o computador, tanto para estudo e trabalho, como também para diversão nos últimos 4 meses, e agora me sinto confortável para fazer uma análise completa do equipamento.

Vamos às especificações do modelo adquirido: 6ª Geração do Processador Intel® Core™ i7 com tela touch FULL HD, placa de vídeo  NVIDIA GeForce 930M, 4GB, DDR3, câmera 3D e 16GB de memória,  acabamento em alumínio escovado, teclado iluminado e disco rígido de 1TB.

New-Dell-15-5000

Esteticamente o computador é muito bonito e elegante, apesar de não ser fino e ser pesado, chama a atenção de quem passa por ele. A tampa de aço escovado e o excelente acabamento finalizam a beleza do pacote. Apesar da beleza, o material escolhido para a tampa não é dos melhores, em 4 meses de uso já arranhamos a tampa facilmente, além disso, ela amassa com facilidade.

Em termos de conexão por entradas o computador possui uma para carregamento, uma para cartões SD, três USB, sendo duas delas 3.0, uma de fone, uma de LAN e finalmente uma HDMI. Todas as principais conexões são atendidas.

A tela é touch full HD e no geral cumpre o que promete. Achamos que o brilho é mediano mesmo no nível máximo e as cores são um pouco opacas. A Dell poderia ter entregue uma tela melhor pelo preço cobrado. Com relação ao touch funciona sem sustos e sem lag.

O teclado é completo com o alfanumérico. Achamos o tamanho e posicionamento das teclas excelente e de rápida resposta. Para os notívagos, informamos que o teclado é retroiluminado e funciona muito bem em ambientes escuros ou de baixa luminosidade.

O único ponto negativo é que no meio do teclado parece que ele não tem apoio, resultado disso é que ao teclar a parte central afunda e volta. Não atrapalha e nem incomoda mas tira a confiança na durabilidade do produto.

320601015994849

O touch pad, assim como na maioria dos notebooks, é grande, ruim e mal localizado. Serve para aqueles momentos em que você não precisa de um controle fino de mouse.

A câmera Real Sense 3D é entre outras coisas, um dos chamarizes desse computador e no geral podemos dizer que não serve para muita coisa. Tirando o reconhecimento facial para logar no windows 10, não encontramos nenhuma outra tarefa útil para a câmera.

Ela funciona como um kinect do xbox, ou seja, posicionamento espacial e reconhecimento de gestos. Nenhum aplicativo se utiliza disso e o controle de gestos se torna inútil em um notebook, tendo em vista que na maioria das vezes você está sentado na frente dele. Serve para aqueles momentos em que você quer mudar a música que está tocando mas está longe da máquina.

No geral achamos que a novidade é dispensável, vale se vier de brinde, não como chamariz para aquisição do modelo mais caro.

O modelo adquirido veio com Windows 10, o sistema operacional será analisado futuramente em outro post, mas podemos dizer que com o novo processador i7 de 6ª geração e 16 gb de RAM o computador voa. O boot é extremamente rápido e todas as tarefas rodam sem engasgos e sem travar. Desligamento também é extremamente rápido e é possível manter diversos programas abertos sem atrapalhar seu funcionamento.

Ficamos impressionados com o desempenho da máquina no que se refere a trabalho e estudos. Se o seu objetivo é esse podemos recomendar esse computador com louvor.

Por fim, falaremos um pouco em como a máquina se comporta em relação a entretenimento.

Com relação ao Netflix ou filmes alugados da Google Play e Microsoft Store o computador é sensacional. Apesar da restrição que mencionamos à tela, os filmes rodam em resolução máxima sem nenhum engasgo, graças claro à placa dedicada de 4GB.

Nossa única bandeira vermelha com relação ao produto foi acionada quando tentamos jogar nele. Baixamos alguns jogos antigos e outros mais recentes da Steam e em nossa análise o desempenho não agrada.

Testamos Endless Legends, Galactic Civilizations 3, Total War: Warhammer, Pillars of Eternity e Warhammer: Vermintide. Desses somente Pillars e GC3 conseguiram rodar em full HD sem engasgos. Endless Legends e Total War não rodaram em Full HD e mesmo assim com configurações reduzidas e sem anti-aliasing. Vermintide, um jogo de primeira pessoa online não rodou nem em HD.

Se o seu foco é jogar ocasionalmente jogos mais recentes esqueça, essa máquina não foi feita para isso.

Dito isso, é um notebook Premium de excelente desempenho para estudo e trabalho, serve muito bem também para música e filmes mas é extremamente fraco para jogos.

Recomendamos com essas ressalvas a compra.

O meu notebook foi adquirido com recursos próprios no site da Dell do Brasil. O link do produto nessa versão mais completa pode ser encontrado aqui.

 

 

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s