9 aplicativos e sites para montar sua cola para as eleições de 2014

Está chegando a hora de decidirmos o futuro do País. No próximo domingo, dia 5 de outubro, milhões de eleitores irão às urnas exercer seu sagrado direito de decidir quem deverá assumir a gerência da máquina Brasil. São milhares de candidatos tentando convencer o eleitor a dar-lhe uma oportunidade para assumir um mandato público.

O problema é que, via de regra, os eleitores deverão se manifestar na urna eletrônica pelo menos 5 vezes: votando para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual/Distrital.

E, para o azar das mentes menos capazes, saber o número de registro da candidatura de cada um deles é obrigatório… o que não é fácil de se decorar.

Assim, para dar uma forcinha a nossos leitores, selecionamos 9 aplicativos e sites que podem ajudá-lo nessa árdua missão.

Ao fazer sua cola (ou santinho), não se esqueça de imprimir e levar consigo: lembre-se de que é proibido o uso de celular nas cabines de votação!

1. Cola eleitoral, do TSE

http://goo.gl/Lfm4iP

Formato: Arquivo PDF. Formulário eletrônico para preenchimento manual após impressão.

O Tribunal Superior Eleitoral preparou uma cola eleitoral para ser impressa. Trata-se de um arquivo em PDF, contendo um formulário de votação com campos para preenchimento dos números dos candidato. Simples e bem prático.

cola-TSE

2. Cola eleitoral, do Portal G1

http://goo.gl/dq6TpR

Formato: Arquivo PDF ou JPG.  Formulário eletrônico para preenchimento manual após impressão.

O Portal de notícia G1 também preparou sua cola virtual. Trata-se de um arquivo que pode ser baixado em formato PDF ou JPG para ser impresso, contendo um formulário de votação e algumas informações interessantes. Simples, prático e graficamente muito bem feito.

cola-G1

3. Cola eleitoral, do Estadão

http://goo.gl/09E1Hb

Formato: Site web. Formulário eletrônico para preenchimento online e posterior impressão.

O Estadão elaborou uma aplicação digital em seu site que permite aos eleitores pesquisar o nome de seus candidatos e, ao final, gerar uma cola imprimível. Menos prático, porém eficaz.

cola-estadao

4. Cola eleitoral, da Folha de S.Paulo

http://goo.gl/pO1Qf2

Formato: Site web. Formulário eletrônico para preenchimento online e posterior impressão.

A Folha também elaborou uma aplicação digital em seu site que permite aos eleitores selecionar o Estado onde vai votar e pesquisar o nome de seus candidatos para, ao final, gerar uma cola imprimível. Tem mais recursos, mas é igualmente menos prático. Eficaz. Permite compartilhar intenção de voto no Twitter e no Facebook.

cola-FolhaSP

5. e-Santinho

http://goo.gl/yrv1CZ

Formato: Site web. Formulário eletrônico para preenchimento online e posterior impressão.

Site recém-criado, de interface extremamente simples e objetiva. Ao final, após feitas as escolhas dos candidatos, gera uma página web com a ficha de cada um escolhido, com foto, nome, número do candidato, partido e cargo pleiteado. Permite compartilhamento em redes sociais da intenção de voto.

cola-eSantinho

6. Quem Quer Virar Excelência, da ONG Transparência Brasil

http://goo.gl/q5cJJk

Formato: Aplicativo para iOS. Formulário eletrônico para preenchimento online.

Aplicativo desenvolvido para iOS, com uma boa base de dads de informações complementares para ajudar o eleitor a decidir-se. Possui uma função para gerar cola eletrônica.Permite acesso a informações históricas sobre os candidatos, a partir de dados obtidos dos projetos Excelências e Às Claras, da Transparência Brasil, e do Tribunal Superior Eleitoral.

cola-QuemQuer

7. Acordei, da Deivison Sporteman

Apple Store: http://goo.gl/1CLFPm

Google Play: http://goo.gl/4acwHv

Formato: Aplicativo para iOS e Android. Formulário eletrônico para preenchimento online e consulta a informações dos candidatos.

Aplicativo desenvolvido para iOS e Android, com uma extensa base de informações complementares para ajudar o eleitor a decidir-se. Possui informações sobre: Biografia, Processos no Tribunal de Contas, Bens declarados, valor liberado para o gasto em campanha, número do candidato, nível de instrução e ocupação. Todos os dados são retirados da pagina do TSE e do Portal de Transparência. Muito bem avaliado na Google Play. Não tem opção de gerar uma cola imprimível, mas permite favoritar seus candidatos e guardar a informação em uma própria.

cola-Acordei

8. Proteste, da Speedy Soluções

http://goo.gl/QyP9zr

Formato: Aplicativo para Android. Formulário eletrônico para preenchimento online e consulta a informações de candidatos.

Aplicativo desenvolvido para Android, com base de informações complementares para ajudar o eleitor a decidir-se. Todos os dados são retirados da pagina do TSE. Permite gerar uma cola eletrônica. Requer login, o que é um ponto muito fraco do app.

cola-Proteste

9. MeuVotoDigital

http://goo.gl/PcNrtV

Formato: Aplicativo para Android. Formulário eletrônico para preenchimento online e consulta a informações de candidatos.

Aplicativo desenvolvido para Android, com base de informações complementares para ajudar o eleitor a decidir-se. Todos os dados são retirados da pagina do TSE e dos sites de candidatos. Permite gerar uma cola eletrônica.

cola-MeuVotoDigital

É isso aí, pessoal. Votem com consciência e responsabilidade.

E não deixem de imprimir sua cola.

Abraços e até o próximo post!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s