#hashtag no Facebook!

Desde o último dia 12 de junho, o Facebook implementou – pra valer – o uso do hashtag, aquele famoso símbolo de jogo-da-velha popularizado pelo Twitter. Aqui parte do anúncio da empresa:

A partir de hoje, as hashtags serão clicáveis no Facebook. Assim como no Instagram, Twitter, Tumblr e Pinterest, as hashtags no Facebook permitem que você adicione contexto a um post ou indique que ele é parte de uma discussão maior. Quando você clica em uma hashtag no Facebook, você verá um feed com o que outras pessoas e Páginas estão falando sobre aquele evento ou tópico.

A grande novidade, na verdade, não é o recurso por trás do conceito de busca que o hashtag representa. Como dissemos em outro post, a busca por palavras-chaves já era uma realidade no Facebook, através da Search Bar. O que realmente revoluciona a forma de indexação e organização da informação no site de relacionamento é o fato de o hashtag se revelar “cliclável”, exatamente como no Twitter e em outras redes sociais. Ou seja, a partir de ontem, tudo o que você escrever precedido por # se tornará um link, que o levará a uma página com resultados relacionados àquela palavra que você digitou.

Fizemos alguns testes para ver como o sistema se comporta com diferentes formas de uso do hashtag.

Primeiramente, encontramos um post em que alguém escreveu um #hashtag clicável:

1

O resultado é mostrado em uma página com listagem de atualizações de status usando a mesma hashtag. O que é bacana – e nós percebemos – é que o Facebook compilou esses resultados em um URL de fácil compreensão (o que pode simplificar outras buscas sem precisar entrar no hashtag clicável).

Pelo que detectamos, toda busca baseada no hashtag tem como URL o seguinte endereço:

www.facebook.com + /hashtag/ + palavra-chave

Vejam como fica o URL do hashtag clicável:

2

Ok, vamos admitir: é claro que clicar no link é mais fácil. Mas vamos supor que você, por alguma razão, queira fazer uma busca rápida por certo termo sem ter de entrar na rede social primeiro e, somente depois, achar o hashtag que interessa. Nesse caso, sabendo a palavra, basta digitar um URL com o termo desejado e, de uma só vez, ver os resultados.

Por exemplo: vamos procurar, diretamente, por “DiadosNamorados“. É só digitar a URL:

http://www.facebook.com/hashtag/DiadosNamorados

O resultado será o mesmo que você teria se clicasse sobre o hashtag #DiadosNamorados:

3

E pronto! A página abre diretamente nos resultados.

Agora, suponha que você já esteja navegando no Facebook e queira fazer uma busca dentro do site mesmo, sem ter que digitar URL alguma, mas não encontra nenhum hashtag clicável em sua Timeline. Bem, aí resta a opção de procurar o termo desejado em sua barra de busca (Search Bar):

4

Nesse caso, você terá duas opções (ambas trarão resultados de busca diferentes, conforme vamos explicar agora):

1) Buscar palavras com hashtag (#):

É simples: comece digitando a palavra desejada precedida por hashtag. Você verá que um ícone amarelo aparecerá logo abaixo, em um menu em tempo real. Esse ícone indica que você está dando início a uma busca com base em hashtag. Aí, basta clicar sobre esse ícone amarelo e você será levado à página de resultados do hashtag desejado:

5

Assim que efetuar a busca, verá que o URL terá a mesma configuração que indicamos acima e os resultados serão os mesmos que você terá ao acionar um hashtag clicável.

Bem, aí temos a segunda forma de busca na Seach Bar.

2) Buscar palavras sem hashtag (#):

Nesse caso, você vai acessar a Search Bar e simplesmente digitar o termo desejado, mas sem o #. O resultado será diferente do que aquele exibido na busca com #.

Você vai notar que as respostas do site são mais abrangentes (o que dificulta a busca, na verdade). Entre os resultados encontrados, você tem desde Páginas até Aplicativos ou Eventos com aquele termo procurado, que são mostrados como filtros na coluna à esquerda da página de resposta:

6

Façam o teste vocês mesmos.

Busca com hashtag: #DiadosNamorados

Busca sem hashtag: DiadosNamorados

Outra coisa que detectamos é que, diferentemente do Twitter, o Facebook permite o hashtag com caracteres latinos (vogais ou consoantes acentuadas (ñ), cedilha, trema etc.). Se você tentar usar um hashtag com esses caracteres no Twitter, o hashtag fica “truncado” e perde a utilidade (exceto na versão do site, em que é possível usar alguns caracteres especiais como hashtag). Já no Facebook, não tem limitação. Ponto para o Zuckerberg!

Mas, atenção! A busca por #lapis produz resultado diferente da busca por #lápis. Porém, percebemos que a busca não é “Case Sensitive”, ou seja, tanto faz procurar por palavras com letras maiúsculas ou minúsculas. Dá no mesmo.

Ainda assim, fica a advertência: os caracteres especiais formados por símbolos ($, %, &) não são admitidos como hashtag. Testem vocês mesmos.

Por fim, a mesma lógica do Twitter: nada de espaços entre as palavras do hashtag. Tem de ser #tudojunto e não #tudo junto.

Bem, é isso pessoal!

Espero que gostem da novidade. Nós, do Blog, adoramos a proposta. Tudo o que facilita e organiza a busca de informação na internet, seja em redes sociais ou na web, tem a nossa simpatia!

#Só #não #vale #abusar!!!

Abraços a todos e bom #fimdesemana!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s