Criticar jogador de futebol nas redes sociais pode acabar na Justiça

A cada dia que passa, as pessoas estão deixando de levar a internet na brincadeira e passando a considerar os impactos de tudo o que é feito no mundo virtual sobre o mundo real. Mesmo que isso signifique bater às portas do Judiciário…

Nessa última segunda-feira, publicamos aqui no blog um post que dava notícia sobre uma juíza da capital paulista que condenou uma moradora da Penha a R$ 7 mil por ter ofendido outra mulher nas redes sociais.

Xingamento no facebook custa caro a paulistana

Esse caso não é, obviamente, isolado. Na verdade, estamos compilando uma página para lançar aqui no Blog somente com jurisprudência selecionada sobre o tema digital. Em breve vamos publicar e avisaremos nossos leitores. Nesse meio tempo, algumas notícias vão ganhando destaque na mídia.

Ontem mesmo saiu mais uma sobre os “litígios” em virtude do (mau?) uso do facebook. Desta vez, envolvendo um goleiro alemão e um torcedor exaltado. Vejam a notícia publicada no portal Terra:

http://esportes.terra.com.br/futebol/goleiro-do-schalke-quer-processar-torcedor-que-o-criticou-no-facebook,c8f88fb87d28d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html
http://esportes.terra.com.br/

O negócio parece que é sério.

Acessamos a página oficial do atleta, Timo Hildebrand, e, com a ajuda do tradutor do Bing, confirmamos a sua intenção em processar o torcedor. Aqui vai o post direto da página oficial do goleiro (quem quiser conferir, é só clicar na imagem abaixo, tornada pública pelo atleta):

https://www.facebook.com/timohildebrand

E este foi o coitado do torcedor que deverá ser processado (se Hildebrand confirmar suas intenções):

https://www.facebook.com/timohildebrand

O caso ainda não foi à Justiça alemã. Mas fica o alerta para os nossos leitores: a internet já não é “terra de ninguém”. Pelo menos, não como antigamente… Com o progresso tecnológico, ela se torna cada vez mais presente no dia a dia das pessoas de todo o mundo e essa popularização vai tornando-a também um instrumento cada vez mais forte de comunicação social.

O que significa, também, maior potencial de dano à imagem, à honra e à dignidade de qualquer cidadão.

Esse, aliás, deverá ser um dos parâmetros para qualquer magistrado ponderar quando for dosar o tamanho da indenização a que algum internauta mais falador for condenado, se chegar a tanto…

Por isso, cuidado com o que você escreve.

A continuar dese jeito, nem mesmo falar mal do time mais a gente vai poder… pelo menos, não nas redes sociais. 😉

Abraços a todos.

2 comentários em “Criticar jogador de futebol nas redes sociais pode acabar na Justiça”

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s